Dói Dói Trim Trim

Vejo muitas mães com dúvidas como devem proceder quando os seus bebés e crianças adoecem.

Muitas vezes não conseguem falar directamente com o pediatra dos filhos ou sequer marcar consulta no centro de saúde.

Hoje em dia, um dos lugares a que recorrem são a grupos ou a fóruns em websites. Esses são realmente os lugares ideais para uma troca de opiniões e em que a experiência de outras mães e pais pode ajudar em muitos assuntos… agora, quanto toca a saúde, não me parece o lugar indicado.

Todas as mães e pais têm opiniões muito fortes, ‘faz assim’ ou ‘não, não faças nunca isso’, mas quando se trata de saúde nenhuma opinião deverá ser mais válida do que a de um profissional de saúde. Mesmo que discordemos, deveremos procurar outro profissional de saúde para obter uma segunda opinião e não uma pessoa que não tem qualquer formação.

Vejo por mim, muitas vezes, a aconselhar outras mães nessas situações quando nunca o deveria fazer.

Em caso de dúvida temos, em Portugal, a linha Saúde 24 – 808 24 24 24. Esta linha é atendida por profissionais de saúde que aconselham e encaminham adequadamente para um serviço de saúde.

Dependendo da situação, ajudam qualquer pessoa a resolver a questão sozinha ou encaminham para o centro de saúde ou serviço de urgência. Uma das principais vantagens, no caso de urgência, é que é enviada a informação para o serviço de atendimento de modo a sermos vistos na triagem com prioridade.

Já recorri algumas vezes ao apoio desta linha e só tenho elogios a fazer.

Quando fizerem a chamada tenham o nº de utente convosco para facilitar. Primeiro deverão responder a perguntas relacionadas com a identificação. Sei que muitas vezes, para quem está aflito, parecem uma eternidade mas é essencial para que nos possam ajudar adequadamente e para o caso da situação ser mais grave possam accionar os meios necessários rapidamente.

Por isso mamãs e papás, em caso de dúvida, este é o número que não podem esquecer: 808 24 24 24, eles estão lá para ajudar.

Para quem se lembra, o primeiro serviço de atendimento chamava-se Dói Dói Trim Trim, deixou de ser usado pois agora a linha é única para todas as idades e situações.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s