O meu bebé não fala

Em vésperas de fazer dois anos, o meu bebé (ainda) não fala.

Na verdade ele diz montes de coisas, farta-se de conversar connosco e nós (os pais e avós) entendemos (quase) tudo mas, para todos os outros ele não fala.

O meu bebé diz perfeitamente: sim, não, mamã, papá, bebé e vóvó e tudo o resto utiliza uma sílaba para identificar o objecto. Por exemplo: panda é Pan, Bá é gato, bolacha ou água, consoante a entoação, Né é chucha e por aí fora. No entanto está sempre a ‘falar’.

Eu penso que cada criança tem o seu ritmo. Que não é nada de extraordinário ele ainda não dizer palavras correctas. Ele não domina a linguagem oral mas domina completamente qualquer conversa.

O Sebastião não vai à creche, está com a avó. Sei que provavelmente se estivesse em contacto com mais crianças, a linguagem estaria mais desenvolvida.

Às vezes tenho dúvidas em relação à opção que tomámos. Julgo que todos os pais as têm. Todos os pais, em algum momento (para não dizer quase todos os dias) se vêm confrontados com as opções e escolhas que fazem para os seus filhos e duvidam de si próprios.

Deveríamos acreditar mais em nós e no nosso instinto.

As minhas dúvidas desvanecem-se completamente quando entro em casa e o vejo no colo da avó.

É que a linguagem do Amor não tem palavras.

Anúncios

7 thoughts on “O meu bebé não fala

  1. Um pediatra disse uma vez a uma amiga minha que tinha a mesma preocupação: “Quando tiver 16 anos tenho a certeza que há-de falar!”. Eu acho que sim, hoje está tudo tão “padronizado” que parece um “caos” quando os nossos filhos saem desses padrões mas cada ser é único e tem o seu próprio ritmo. Ele está aprender a exprimir-se e aprende coisas novas todos os dias? Se vê evolução no seu filho no dia-à-dia, acho que não há motivos para preocupação, afinal não conseguem desenvolver em todos os aspectos ao mesmo tempo. A sociedade gosta de testar a “preocupação” das mães e nós passamos sempre com nota 20 😉

    Gostar

  2. Olá Sandra, não desista da sua ideia de deixar o seu bebe com a avó, pois se ele recebe os estímulos correctos, quase de certeza que não é por isso que ele ainda não “fala tanto” como gostaria 😊
    O meu bebe faz dois anos em Março e também está comigo em casa (por nossa opção) e fala “pelos cotovelos”… já tem um grande vocabulário de palavras e quase todas pronunciadas correctamente. Em compensação começou a gatinhar (12 meses) e a andar “tarde” (17 meses).
    Tenho lido muito e cheguei à conclusão que cada criança é única e cada uma com o seu tempo certo… não há que ter pressas com eles, pois para isso já chegam as pressas dos grandes lolol
    Abraços

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s