As memórias

No aniversário do Sebastião, falou-se na importância das memórias.

Se realmente assinalar datas e promover actividades diferentes com crianças abaixo dos 7/8 anos se contribui para a criação de memórias nas crianças ou apenas nos adultos.

A minha cunhada, que lecciona o primeiro ciclo e é mãe dos meus maravilhosos sobrinhos (um menino de 7 anos e uma menina de 4 anos), falava que, pela sua experiência, várias actividades feitas com crianças até aos seis anos não ficam gravadas nas suas memórias. Que ela quando menciona situações, junto dos alunos ou dos filhos, ocorridas há dois anos atrás, por exemplo, não existe uma lembrança real da situação.

Que ela as recria juntamente com a criança através da sua própria memória e experiência. O que acontece também muitas vezes, é se existe alguma lembrança da situação ela muitas vezes é misturada com outra, às vezes com meses ou anos de diferença, para criar uma nova memória nas crianças.

A discussão é bastante interessante, acho que criação de memórias é fundamental, mesmo que sejam unilaterais, pois com a idade, a documentação das situações e as relações conseguimos novamente transmitir às nossas crianças esses momentos.

No entanto, levanta aqui outra questão, muitas vezes estamos preocupados em transmitir uma série de sensações aos nossos filhos muito cedo. Apostando na estimulação e sempre preocupados em criar espaço para o ‘tempo de qualidade’ que tanto se fala. Não estaremos a fazer tudo demasiado cedo? Quando se tornam mais independentes não é a idade certa para realmente investir nesses momentos?

O que acham? Pais e mães de crianças mais velhas, qual a vossa experiência? Como lidam com a criação de memórias?

 

Anúncios

One thought on “As memórias

  1. Criar memória ou transmitir sensações são coisas diferentes!
    Os nossos filhos, agora com dois anos, não se vão lembrar que brincávamos muito com eles aos legos ou que adormeciam ao nosso colo, mas vão ter a sensação de carinho e presença 🙂

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s