Fraldódependente

Estamos no desfralde lá em casa.

Na verdade já tirámos a fralda lá em casa durante o dia. Como o Sebastião continua a beber leite durante a noite ainda não avançámos para tirar completamente, essa parte tem que ser mais ponderada e organizada, por isso mantivemos essa.

Agora surgiram duas questões. A primeira (desculpem-me os mais sensíveis mas aqui é para falar sobre tudo) é não o conseguir convencer a fazer o nº2 na sanita ou no bacio. Vai sozinho à casa-de-banho, puxa a água, lava as mãos, tudo na boa mas sempre que é o nº2 esqueçam.

Isto pode parecer estranho mas ele faz em pé e não consegue fazer sentado, não o conseguimos convencer nem por nada. Resultado, como faz sempre de manhã e ainda está com a fralda da noite, despacha-se assim. Se lhe tiro a fralda, simplesmente não faz e fica muito aflito com dores. Alguém já passou por isto? Alguma dica que me possa ajudar?

A outra questão é que sou fraldódependente. A sério. Ainda não consegui sair com ele, sem hora e local determinado sem lhe pôr uma fralda.

Ele vai para a escola sem fralda. Está o dia todo sem fralda. Mas quando chega a hora de irmos um bocadinho ao parque ou num instante às compras lá vou eu pôr-lhe uma fralda.

Estou sempre com receio de não ter uma casa-de-banho para o levar, ou que me demore no trânsito, ou que me esqueça de o pôr a fazer.

Eu aqui me confesso: sou fraldódependente! (Serei a única?)

8 thoughts on “Fraldódependente

  1. Tenho duas experiencias completamente diferentes. O meu mais velho foi super fácil tirar as fraldas, dia e noite foram praticamente simultâneo. Ainda hoje me lembro que muitos poucos acidentes houve.
    Já o meu mais novo teve mais acidentes, mas já conseguimos (digo conseguimos, porque a creche também ajudou muito) tirar-lhe a fralda durante o dia. Agora já não tanto, mas nos primeiros tempos levava sempre uma ou duas mudas simples comigo a todo o lado, para qualquer “acidente” que houvesse. Lembro-me de ir aos meus pais na zona da Caldas da Rainha, ele adormecer no carro e quando chegamos estava tudo molhado! Lá foi uma muda de roupa e a cadeira ao ar livre para secar 🙂
    Há umas semanas atrás decidi que iria tirar-lhe a fralda de noite, até porque tenho medo que ele se habitue. Ele não faz muito chichi durante a noite, é mais pela madrugada que faz um, mas como ele é teimoso que “nem um raio” recusava-se a ir à sanita antes de deitar e não o conseguia colocar na sanita durante a noite para ele fazer sem uma birra descomunal. As noites que dormiu sem fralda foi noite sim, noite sim, a mudar a cama (lençóis e forra de colchão). Não há corpinho de mão que aguenta tantas noites seguidas mal dormidas e não tenho mudas de roupa de cama suficiente para aguentar uma semana, portanto voltamos à fralda pull-up para durante a noite e arranjarei coragem daqui a uns tempos para tentar novamente (possivelmente quando ele ganhar melhor feitio).
    Quanto ao nº 2, o meu mais pequeno tem muitas dificuldades em fazer, mas não é por ser na sanita porque ele já tinha quando usava fraldas. O que a minha pediatra aconselha é que estejamos lá com ele a ler histórias, a pintar, a brincar, cantar… o importante é que ele faça todos os dias e que se sinta confortável a fazer.

    Gostar

  2. Nós cá por casa já tivemos algumas aventuras! Optamos por desfraldar radicalmente…ou seja, se é para tirar durante o dia, é para tirar vá onde vá e esteja onde estiver. Este método pressupõe mais descuidos mas funcionou com a minha filha…pelo menos com o n1… Já o 2 foi filme certinho…nunca pressionámos e ralhar muito menos…ela simplesmente tinha medo de fazer porque um dia fez, era muito rijo e doeu..ela associou a dor ao bacio ou Sanita. Tivemos dias angustiantes..chegou a estar 5 dias sem fazer nada, já estávamos por tudo, fizesse no bacio, fralda ou chão mesmo! Depois melhorou porque quando ela começava a prender começamos a dar casenlax que não cria habituação e aumenta a água das fezes para não fazer “rolha”…quando víamos que já N tinha medo, não dávamos mais. De vez em quando ainda lhe dá umas manias e também se descuida de vez em quando com o xixi mas faz parte. Para dormir continua com fralda porque além de ser do contra e nunca querer ir fazer xixi antes de dormir, bebe leite antes de dormir. Sei de pessoas que conseguiram dar a volta com autocolantes sempre que um xixi ou coco corre bem…ou dizer que são mágicos! Existem medidas para todos os gostos…cá em casa não dramatizamos nada, contamos que o coco e o xixi tem que sair para serem livres…e é levar um dia de cada vez!

    Gostar

  3. Olá, eu tenho 2 filhotas uma com 5 anos e outra com 2 anos. A primeira deixou as fraldas aos 18 meses, mas com o nascimento da irmã, voltou a usar fralda ( mas foi só durante 3 ou 4 meses), depois deixou da noite para o dia, ou seja aos 3 anos já não usava fralda, mas ainda assim eu levava sempre uma muda de roupa para onde quer que fosse com ela. A minha filha mais nova, deixou a fralda muito rápido e só tenho a agradecer ao infantário, eles tiraram de dia eu em casa colocava a fralda de noite, durante uma semana percebi que ela acordava com a fralda seca e por iniciativa dela, disse que não queria mais fralda e assim foi. Agora tem 2 anos e meio e desde Maio que não usa fralda, claro que de vez em quando há um acidente, mas fica tudo resolvido. Antes de se deitarem as 2, fazem xixi e de manhã mal acordam vão as 2 á casa de banho fazer xixi. A minha filha mais nova gosta muito de ir á casa de banho sozinha e ficar lá na sanita ou no pote durante muito tempo. A semana passada, apanhei-a a limpar o raqbinho sozinha, depois de fazer coco, fique muito feliz, pois ela limpou bem. Não tive, nem tenho grandes stresses quanto a isso, na minha opinião eles acabam por deixar a fralda, uns mais cedo outros mais tarde e como diz a pediatra das minhas filhas “mãe, aos 18 anos eles já não usam fralda, chupeta e biberão, eles sabem quando deixar”. Já agora acidentes acontecem sempre….

    Gostar

Deixe um comentário